Atrito da Banda Iliotibial

A síndrome do atrito da banda iliotibial é a causa mais comum de dor na região lateral do joelho em corredores.

A Banda Iliotibial é uma faixa de tecido conjuntivo originária dos músculos glúteo máximo e tensor da fáscia lata, que se estende da bacia até o joelho.

O atrito repetitivo entre a Banda Iliotibial e o epicôndilo lateral do joelho, especialmente em atletas de endurance (corredores, ciclistas, remadores, triatletas), pode levar à inflamação da Banda Iliotibial e causar dor e limitação do rendimento durante a prática esportiva.

O diagnóstico é clínico, e exames de imagem geralmente são usados para excluir outras causas de dor.

 

 

Fatores de risco

1- biomecânicos: discrepância no comprimento dos membros inferiores; fraqueza da musculatura abdutora do quadril (drop pélvico e valgo dinâmico do joelho); aumento do ângulo Q (Geno valgo); desvios do pé (pé plano valgo);

2- erros de treino: excesso de treinamento; aumento súbito na frequência, intensidade e/ou duração dos treinos; calçados inadequados; rodagem em apenas um sentido da pista de atletismo; bicicleta não adaptada para o atleta (“bike fit”).

Sintomas

Dor na região lateral do joelho, que piora durante a prática de atividade física, descer escadas, correr em declive.

Tratamento

O tratamento é conservador, com uso de medicações anti-inflamatórias e adequação da biomecânica e dos erros de treino previamente citados. Em corredores, o aumento da cadência (número de passos/minuto) durante a corrida tende a melhorar os sintomas, uma vez que tal prática melhora o controle motor da musculatura abdutora do quadril durante a aterrissagem (contato inicial do pé com o solo durante a corrida) além de diminuir a tensão na Banda Iliotibial graças a uma maior flexão do joelho durante essa fase inicial de apoio do calcanhar no chão.

Avaliação biomecânica da corrida

Fraqueza da musculatura do Quadril e consequente Drop Pélvico e Valgo Dinâmico de Joelho

 


Pronação do Pé durante a corrida

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *