Artrite e Atividade Física

MANEJO DA DOR DECORRENTE DA ARTRITE ATRAVÉS DO EXERCÍCIO

A artrite causa dor e limitação progressiva da mobilidade. Diversos estudos na área de Medicina do Esporte comprovam que a prática de atividades físicas leva à melhora dos sintomas.

Algumas recomendações para o paciente que vai começar uma atividade física incluem: tênis apropriado para o respectivo esporte, confortável e com bom amortecimento; uso de monitores cardíacos (disponíveis atualmente em relógios) para acompanhamento da intensidade da atividade física; exercícios na companhia de uma ou mais pessoas, com o objetivo de manter a motivação;

O cronograma de exercícios deve incluir 03 pilares, a saber:

1- treino de flexibilidade: tem o objetivo de diminuir a rigidez articular;

2- treino de força: com o objetivo de melhorar a massa muscular (fator de proteção para as articulações);

3- treinamento aeróbico: visa melhorar a saúde cardiovascular, além de ajudar no controle do peso corporal, tendo em vista que a perda de peso diminui o impacto sobre as articulações de carga (coluna, quadril, joelho, tornozelo e pé).

O inicio deve ser gradual e o indivíduo deve evitar esportes que sobrecarreguem a articulação envolvida. Atividades aeróbicas de baixo impacto, tais como caminhada, natação, hidroginástica e ciclismo, são as mais recomendadas. O tempo mínimo recomendado (se possível, de acordo com o grau de artrite e com o estado de saúde geral do indivíduo) é de 30 minutos por sessão, de 3 a 4 vezes por semana. Já o treino de força deve ser feito de 2 a 3 vezes por semana. E os exercícios de flexibilidade devem ser incluídos ao final de cada treino.

Antes de iniciar um programa de exercícios, consulte um especialista em Medicina Esportiva, principalmente em caso de dor durante a atividade física.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *