A primeira pergunta de um atleta lesionado é quando o mesmo poderá retornar a suas atividades esportivas.
O manejo das expectativas do paciente é tarefa difícil tanto para ele quanto para seu médico assistente. Cada lesão tem um protocolo de tratamento (cirúrgico ou não) e de reabilitação, que deve ser individualizado para o retorno seguro às atividades físicas.
Algumas dicas durante o período (muitas vezes longo) de recuperação auxiliam o atleta a lidar com a ansiedade.
- Procure uma equipe multidisciplinar focada em reabilitação esportiva (médico do esporte, fisioterapeuta, professor de educação física, psicólogo), que trabalhem frequentemente no cuidado com atletas. A equipe pode implementar metas progressivas que, em última análise, mantém o atleta motivado e confiante durante a recuperação.
- Mantenha contato com seu time / parceiros de treino: eles podem dar motivação extra durante o tratamento.
- Mude o estímulo: se durante a recuperação a atividade esportiva não puder ser praticada, converse com o médico e o fisioterapeuta sobre a possibilidade de praticar outros exercícios físicos, como por exemplo bicicleta ergométrica, caminhada, corrida dentro da piscina. Isto evita, ao menos em parte, a perda de condicionamento físico, além de permitir o alívio do stress através da atividade física.
- Estabeleça uma meta a longo prazo (de acordo com o tempo estimado de recuperação): determine algum evento esportivo (jogo, campeonato, corrida) e tente trabalhar junto com o médico e equipe de reabilitação (SEM PULAR ETAPAS do tratamento) para atingir tal objetivo. Isso ajuda na natureza competitiva do atleta.