O médico do esporte não trata apenas de lesões decorrentes da prática desportiva, mas também pode auxiliar o atleta na melhora do rendimento e na prevenção de lesões. Além disso, ajuda na prescrição de atividade física individualizada, o que pode trazer benefícios no tratamento de indivíduos portadores de enfermidades clínicas ou ortopédicas.
Tratamento personalizado
Cada esporte exige habilidades específicas por parte do atleta. As demandas físicas pelas quais o corpo passa variam conforme a idade da pessoa, seu condicionamento físico, além de seu estado geral de saúde. A medicina esportiva compreende as demandas esporte-específicas e a influência de tais demandas sobre o corpo do atleta, o que permite tratamento individualizado com vista ao retorno seguro ao esporte.
Prevenção de lesões
A medicina esportiva também tem enfoque na prevenção de lesões (tanto durante os treinamentos como nas competições). O desenvolvimento dos componentes do condicionamento físico (força, condicionamento cardiovascular e flexibilidade) ajudam o esportista a praticar exercício de forma mais sábia e segura.
A medicina do esporte visa permitir com que o indivíduo, quer seja atleta profissional, amador, ou “atleta de fim de semana”, aprecie o seu esporte de forma segura e saudável, e consiga atingir seus objetivos pessoais.
Dr Anderson Luiz de Oliveira
– Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
– Membro Titular da Sociedade Brasileira de Quadril
– Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
11-976063488
Jundiaí/SP