A artroscopia é uma modalidade de cirurgia por vídeo utilizada há décadas no tratamento de doenças articulares. Técnica já consagrada em articulações como Joelho e Ombro, teve mais recentemente a ampliação das indicações cirúrgicas também nas articulações do Quadril, Tornozelo, Punho, Cotovelo e Coluna Vertebral.
Caracteriza-se por ser procedimento menos invasivo do que as técnicas por via aberta, além de facilitar a visualização de determinadas estruturas na articulação.
Especificamente na articulação do quadril, as indicações principais para o uso da técnica artroscópica incluem:
- Lesões intra-articulares: lesão do Labrum do Acetábulo; Impacto Femoroacetabular; lesões de cartilagem (Corpos Livres intra-articulares).
- Lesões extra-articulares: rupturas tendíneas (Glúteo Médio, Glúteo Mínimo, Isquiotibiais); estalidos do quadril (Síndrome do Ressalto Interno ou Ressalto Externo do Quadril); Síndrome do Piriforme.
A cirurgia é realizada, geralmente, com a combinação de raquianestesia e anestesia geral. O paciente é colocado em uma mesa especial para tração do membro a ser operado, a fim de criar espaço na articulação para a introdução da câmera artroscópica e dos instrumentos cirúrgicos. O paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte, com uso de muletas para locomoção (o tempo de uso varia de acordo com o tipo de cirurgia). O tempo de reabilitação na fisioterapia e retorno ao esporte também variam de acordo com cada patologia.