De suma importância para qualquer pessoa que queira iniciar alguma atividade física, ou mesmo para os que já são praticantes, a avaliação médica tem como objetivo minimizar o risco de doenças decorrentes do esporte e melhorar a qualidade de vida da população.
A Medicina do Esporte e do exercício é uma especialidade médica de ampla abrangência. Isso porque essa especialidade não lida apenas com atletas, mas com todo e qualquer indivíduo que pratica ou que queira iniciar a prática de atividades físicas.
Diversos estudos científicos demonstram a importância da rotina de exercícios físicos para o bem-estar físico e psicológico do ser humano.
Áreas de abrangência da Medicina do Esporte
A especialidade tem inúmeras áreas de atuação, dentre elas podemos citar:
- Fisiologia do exercício: trabalha com a prescrição de treinamentos e nutrição específicos, visando a melhora da performance do atleta;
- Medicina do exercício: atua na utilização do exercício em portadores de doenças específicas ou em grupos populacionais como crianças, gestantes, idosos, com o objetivo de adequar o treinamento a cada tipo de indivíduo;
- Cardiologia do esporte: avaliação cardiológica antes do ingresso em atividades físicas; avaliação dos efeitos do exercício sobre o coração;
- Traumato-Ortopedia desportiva: atua na prevenção e no tratamento de lesões osteoarticulares associadas à pratica de exercícios físicos.
Lesões osteoarticulares
Inúmeros fatores associam-se ao risco de um indivíduo ter uma lesão ortopédica causada pela pratica de atividade física. Fatores internos, como constituição corporal, genética, alterações prévias no formato das articulações, e fatores externos relacionados ao próprio treinamento (inadequação da técnica de execução dos movimentos do exercício; frequência/intensidade/duração incorretas; equipamentos inadequados) devem ser levados em conta.
Cada esporte tem suas lesões mais comuns. A lesão mais frequente, independente do esporte, é a Lesão Muscular. Entorses (torções) associados à lesão de ligamentos são mais frequentes em esportes que envolvam mudanças bruscas de direção tais como futebol, basquete, handebol. Esportes que envolvam movimentos repetitivos e/ou microtraumas de repetição ocasionam mais frequentemente lesões tendíneas (atletismo, natação, tênis, vôlei).
Treinamento inadequado é fator preponderante no surgimento de certos tipos de lesões, entre elas a Fratura por Stress.
De suma importância para qualquer pessoa que queira iniciar alguma atividade física, ou mesmo para os que já são praticantes, a avaliação médica tem como objetivo minimizar o risco de doenças decorrentes do esporte e melhorar a qualidade de vida da população.