O futebol é o esporte coletivo mais praticado no mundo e, por conta disso, provavelmente o esporte mais estudado em Medicina Esportiva.
Estiramentos musculares e entorses são comuns, particularmente nos joelhos e tornozelos. Por ser esporte de contato, colisões entre atletas (tanto esbarrões quanto chutes inadvertidos) podem ocasionar cortes, abrasões e até mesmo concussão cerebral.
Lesões por sobrecarga, tais como tendinites, canelite e fratura por stress, também podem ocorrer.
Várias estratégias podem ser tomadas com o intuito de minimizar o risco de traumas e aumentar a segurança do atleta.
Preparação
– Condicionamento Físico: o treinamento aeróbico, de força e flexibilidade são importantes, durante e fora da temporada. Se, na pré-temporada, o atleta está acima do peso ou com condicionamento físico abaixo do habitual, o retorno ao esporte deve ser gradual;
– Aquecimento e arrefecimento: O aquecimento deve incluir a execução de movimentos que serão realizados durante a prática esportiva, podendo ser específicos para cada posição do jogo. O alongamento antes da partida deve ser leve, sem movimentos bruscos/balísticos, e ter ênfase nos exercícios de alongamento dinâmico. Já o alongamento estático deve ser enfatizado ao término do treino/jogo. Prática muitas vezes negligenciada, ajuda a diminuir a dor muscular pós-esforço e mantém os músculos e tendões flexíveis.
Equipamento
– É de fundamental importância o uso de caneleiras, bola e calçados específicos para cada tipo de piso (grama, grama sintética, quadra);
– Gramado com manutenção adequada; buracos no campo devem ser tampados; quadra limpa e com boa aderência;
– As traves devem estar bem fixadas e o atleta não deve se pendurar na trave ou na rede, devido ao risco de queda da trave e traumas graves.
Atendimento médico
Treinadores e equipe de apoio devem ter noção de atendimento em primeiros-socorros, para o caso traumas leves como cortes, contusões, abrasões, entorses. Além disso, precisam dispor de acesso rápido a serviço médico-hospitalar em caso de emergências, tais como fraturas, luxação (deslocamento de articulação) e concussão cerebral.
Para maiores informações em Medicina Esportiva, prevenção e tratamento de Lesões Ortopédicas no Esporte, acesse o site www.andersonluizdeoliveira.com.br
Consultório
Rua Dr Leonardo Cavalcante, 276
11-976063488 / 11-97694-4469 / 11-45213033
Jundiaí/SP
Dr Anderson Luiz de Oliveira
CRM 137098 / TEOT 12621 / TEME 171502
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE)